segunda-feira, 20 de junho de 2011

Queda de Cabelos - Algumas perguntas frequentes.

Postado por PENTEADEIRA DA DEDÉ às 12:03
Que atire a primeira pedra aquela que não tem queda de cabelo! Eu tenho, por isso faço tratamento via oral com Pill Food, passo o tônico Avicis, não seco meu cabelo com secador, não durmo com meu cabelo úmido, não fico escovando o pobre coitado o tempo todo, muito menos fico passando a mão de 2 em 2 minutos como vejo algumas meninas fazendo o tempo todo. Ah! Também faço hidratação duas vezes por semana e lavo com shampoo anti-resíduos a cada 15 dias. Ufa, quanto trabalho!

É dá trabalho mesmo, ainda mais com meu cabelo sendo comprido e cacheado, com a famosa raiz oleosa e pontas ressecadas!
Estava pensando em fazer um post falando sobre as agruras da queda de cabelo quando me deparei com uma reportagem muito boa que saiu na revista CORPO A CORPO deste mês desmitificando algumas bobagens que ouvimos por aí, porque é impressionante, todo mundo tem uma receita pro cabelo ficar mais bonito, crescer mais rápido. Parece gripe, todo mundo sabe de um remedinho caseiro, mas ninguém se cura com eles.

Vamos às perguntas mais frequentes:

Só lavo o meu cabelo com água fria para que ele cresça mais. Mas parece que não está adiantando...
"Isso porque o fio não sofre influência da temperatura da água no seu crescimento", afirma Ademir Jr., médico dermatologista e especialista em tricologia pela Internacional Association of Trichologists (SP). "Mas é importante manter esse hábito, pois a água quente favorece a quebra do cabelo e o aparecimento da caspa", ressalta Adriano Almeida, dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SP).
Meus fios são oleosos, acho que é por isso que eles estão sempre do mesmo tamanho
"Manter a saúde do couro cabeludo é essencial para a sua beleza e crescimento. Dermatites seborreicas ocasionadas por excesso de oleosidade, por exemplo, são prejudiciais", avisa Ademir Jr.
Vivo comendo fast food. Acho que é por isso que meu cabelo fica tão fraco
Qualquer tipo de alimentação inadequada é prejudicial ao corpo. Com o cabelo não é diferente, uma vez que ele depende do bom funcionamento do organismo para se manter saudável. O médico Adriano Almeida lembra que nutrientes como o cobre e o zinco são fundamentais para o crescimento dos fios. Procure consumir carnes vermelhas, mariscos, cogumelos, verduras escuras e frutas, como banana, coco, pêssego, papaia e maçã, que são ricos nos nutrientes.

Corto com frequência, pois acho que isso acelera o crescimento. É verdade?
Segundo o médico Ademir Jr., o que se faz no comprimento do fio não interfere na raiz. Adriano Almeida concorda, e brinca: "Diferentemente das plantas, o cabelo não necessita de poda para ser estimulado".

Anemia e deficiência de vitaminas interferem na saúde e no crescimento?
Sim. Se a saúde do sangue é relacionada ao bom funcionamento dos tecidos, consequentemente, o bom funcionamento dos tecidos está relacionado às vitaminas e nutrientes que esse sangue traz. Se há falta dessas substâncias, as raízes capilares sofrerão e, assim, o fio como um todo. Essas carências têm papel importantíssimo no déficit de crescimento. Portanto, é importante incluir na dieta alimentos ricos em ferro (carnes, gema de ovo, legumes, grãos integrais e vegetais verde-escuros), zinco (leite, moluscos e farelo de trigo), cobre (cerejas, ostras, castanhas, frutas secas e mariscos) e vitamina B6 (levedo, germe de trigo e aveia).
Ouvi dizer que tratamento químico prejudica o desenvolvimento. Não sei como proceder, pois faço coloração frequentemente
Desde que não cause nenhum dano ao couro cabeludo, não há por que esse processo interferir no crescimento. Por outro lado, se a técnica provocar qualquer tipo de irritação no couro, isso poderá interferir no crescimento, sim. "O que ocorre é que alguns procedimentos promovem quebra dos fios, deixando-os mais curtos", adverte Adriano Almeida.

Dizem que a genética influi. Então, não posso fazer nada para recuperar meu look Rapunzel rapidamente?
"Ela interfere tanto no crescimento quanto na queda capilar. Porém, o que fazemos com o nosso corpo e as ações do meio ambiente sobre ele podem afetar também, mudando parcialmente o que é geneticamente determinado. Por exemplo: manter uma boa alimentação diminui a queda capilar e favorece o crescimento, que é em média de 1 centímetro ao mês", conta Ademir Jr.

Ando muito estressada e tenho notado que os meus fios estão cada vez mais ralos
Como vivemos em estado permanente de tensão, é natural que o estresse seja um dos grandes vilões de nossos problemas de saúde. Assim, o ideal é tentar lidar com os problemas e a rotina corrida de forma equilibrada. O estresse pode desencadear doenças como a alopecia areata e o eflúvio telógeno, que ocasiona a perda de cabelo em regiões pontuais da cabeça ou em abundância.
       

Existe algum produto que acelere o crescimento?
Valcinir Bedin e Ademir Jr. são enfáticos: a resposta é não. O que existe são medicamentos orais que estimulam o aumento dos fios, sempre prescritos por um médico. Em geral, eles contêm aminoácidos e alguns antioxidantes, como lisina, cisteína, cistina, metionina, biotina, zinco e ferro.

Sou fumante e me disseram que esse vício também é prejudicial
Isso é verdade. A nicotina afeta a vascularização, fazendo que vá menos sangue para os fios. A nicotina reduz o espaço interno das veias, dificultando a passagem do sangue - e de todos os nutrientes, deixando o cabelo pesado e sem brilho.
Minha prima me ensinou a colocar vitamina A no xampu para estimular o aumento capilar. Acho que está dando certo! "Infelizmente, isso deve ser impressão, pois nada que se adicione ao xampu pode acelerar o crescimento do cabelo", conta Valcinir Bedin, dermatologista, tricologista, nutrólogo e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SP).

Poluição e sujeira entopem o folículo e fazem os ios crescerem menos?
"A poluição não só causa obstrução, mas também afeta o bom funcionamento metabólico das fibras. Portanto, pode piorar a queda e fazer que o fio cresça menos, sim", revela Valcinir Bedin.

Se praticar atividade física faz bem para tantas coisas, acho que pode me ajudar a ter um cabelo mais bonito e comprido
Infelizmente, não. Os exercícios físicos não interferem nos fios. Por outro lado, a malhação faz o coração bombear sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, as vitaminas e os nutrientes chegam com mais facilidade ao cabelo. "Lembre-se que para a prática dos exercícios em áreas externas, ao ar livre, é preciso usar protetores solares próprios e bonés, que irão proteger a perda do triptofano, um aminoácido essencial, gerada pela exposição aos raios UVA e UVB, evitando rupturas, quedas e enfraquecimento", avisa Paula Bellotti, terapeuta capilar e tricologista (RJ).

Sempre corto na Lua crescente para acelerar o seu desenvolvimento
"Infelizmente, as fases da Lua não interferem neste processo", afirma Valcinir Bedin. "Eu desconheço qualquer referência acadêmica sobre o assunto. Mas costumo dizer que quem acredita nisso, não sofrerá nenhum mal por cortar o cabelo na fase da Lua que preferir. E não podemos negar que a Lua interfere até nas marés", pondera Paula Bellotti.

Quando o meu cabelo fica fragilizado, parece que ele não cresce
O fio pode ficar frágil por razões endógenas (internas) ou exógenas (externas). As consequências de ambas são adversas, como quebra, ruptura, aparecimento de pontas duplas e de nós na fibra capilar, que podem, sim, alterar o crescimento do cabelo.

Escovo os fios cem vezes antes de dormir para estimular o seu crescimento Pode abandonar o hábito. De acordo com Valcinir Bedin, esse tipo de estímulo não funciona. Escovar o cabelo ajuda a distribuir a oleosidade natural, deixando-o mais soltinho e brilhante, mas não interfere no tempo que os fios demoram a crescer.
Sempre uso rabo de cavalo para "puxar" os fios e, consequentemente, esticá-los
Esse é um erro grave, pois o feitiço pode se virar contra a feiticeira. Prender o cabelo, em vez de ajudar, desacelera o crescimento e pode até provocar queda (alopecia de tração), caso utilize elásticos muito apertados. Cuidado!

Não vivo sem finalizadores, mas fico em dúvida se isso pode alterar o crescimento
Hoje, sabe-se que o build-up provocado pela sobreposição de produtos no cabelo prejudica a sua saúde. Consulte um especialista que poderá analisar o seu couro cabeludo, a qualidade do fio e sugerir o melhor produto para o momento.
       

Força extraApesar de nenhum cosmético ter a capacidade de interferir diretamente no crescimento do cabelo, algumas linhas combatem problemas que alteram a saúde dos fios. Aqui, algumas boas apostas para mantê-los fortes para poder crescer!


FONTE: REVISTA CORPO A CORPO EDIÇÃO 270


Meninas, essa é uma matéria pra nortear nossas dúvidas cruéis sobre esse tormento que são nossos cabelos. Se você tem algum problema vá ao Médico Dermatologista, só ele saberá te orientar melhor sobre seu caso específico, nada de ficar indo na conversa de cabeleireira, manicure, amiga, vizinha, tia, etc. Vá ao médico.

Mais., sabe aquelas ampolinhas que vendem nas perfumarias? Esqueçam, aquilo é lixo puro, não vai resolver seu problema capilar e ainda pode irritar seu couro cabeludo. Nada de colocar anticoncepcional no shampoo, receitinha de ovo com sei lá mais o quê... Vá ao médico. O que você vai gastar nas tentativas frustradas, não compensa a dor de ver seus fios se esvaindo ralo abaixo!

Bjs...

0 comentários:

Postar um comentário

 

PENTEADEIRA DA DEDÉ Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Illustration by Enakei | Gossip Celebrity